4 erros mais comuns de branding
Branding é um conjunto de conceitos que envolve planejamento de estratégias e ações e tem como objetivo a consolidação de uma marca no mercado.
Esse conceito se renovou com a influência cada vez maior da internet em nosso consumo de mídia, e continua tendo um enorme potencial para aumentar o brand awareness das empresas com o público e, consequentemente, os resultados.
A busca por esse objetivo se dá a partir de uma principal necessidade — fortalecimento de marca— que procura trabalhar a percepção das pessoas sobre a empresa. É melhorando essa percepção que a marca conseguirá estar no topo da lista de opções de um cliente quando ele decidir comprar de você.
A preocupação constante em agregar valor ao negócio, transformando a marca em uma experiência única e memorável.
É legal a gente creditar a cantora Anitta, que no processo de construção da sua marca, ela mescla inovação e visão multiplataforma. Em sua última ação foram espalhadas peças da xadrez por várias cidades brasileiras, como forma de iniciar a divulgação de seu novo projeto: “Xeque-Mate”.
Permita-me fazer essa reflexão com você: sua empresa decolado nos últimos meses como um foguete? Se a resposta não for satisfatória, você pode estar cometendo alguns dos erros ao gerir sua marca.
Conheça-os a seguir e saiba como ficar longe deles!
Pensar que branding é para as grandes empresas
Decidir investir em branding não é para você, pois sua empresa ainda está bem no início. É um dos erros mais clássicos.
Na verdade, deveria ser justamente ao contrário. Empresas menores com bolsos menores tende a ser mais seletivas. Por isso, o investimento em estratégias de marca deve levar em conta a realidade do negócio. E nada é mais adequado do que um projeto de branding sob medida.
Empresas iniciantes (startups), micros, pequenos e médios negócios também devem se preocupar com a marca.
Essas empresas podem adotar estratégias bem simples que farão uma enorme diferença nos resultados. Para começar, (1) tenha uma lista de atributos que manifeste os diferenciais do negócio (devem ser únicos); (2) preste atenção nos hábitos do seu cliente e entenda como ele compra de você; (3) chame-o pelo nome; (4) aproxime os clientes para mais perto da sua empresa e; (5) desenvolva uma experiência no pós-venda.
Acreditar que o processo é estático
Um outro erro mais comum é acreditar que o processo é estático.
O que mais atrapalha as empresas na experiência com branding é acreditar que o processo termina, ou seja, ele tem um fim.
Ao adotar o branding como modelo de gestão significa que deve ser contínuo dentro da empresa. É essencial entender que o processo é guiado, sobretudo, pelo pensamento sistêmico e deve acompanhar a empresa em todos os seus momentos, adaptando aos novos caminhos e fases do negócio. A premissa do branding é a marca ser perene e forte.
Decidir fazer um projeto e esperar que os resultados caiam do céu, é desperdício de tempo e recurso. Se for assim, não faça.
Achar que é design
Branding e design estão intimamente associados. Porém, o trabalho não se encerra no desenvolvimento de um logotipo e materiais de comunicação.
Na verdade, esse é o início de tudo. Para que a marca possa se consolidar, é fundamental que a empresa tenha uma representação visual do que ela é.
É nesse momento que será possível expressar os atributos de valor e o posicionamento, definidos na estratégia e continuados após as soluções de design.
Pensar que a venda é o principal papel de uma marca
Todos sabem da importância de vender. Afinal, tudo na empresa depende do fechamento do caixa no fim do mês.
Entretanto, o branding deve ir muito mais além. A sua maior preocupação é oferecer um valor para a marca.
O foco nesse momento não são as vendas, e sim educar, entreter e informar as pessoas dispostas a encontrar soluções para os seus problemas, por intermédio da ajuda que a sua empresa pode oferecer.
Leia mais sobre: Branding e Inbound Marketing: a parceria que cria marcas de sucesso
Ao estender suas mãos para seu público, você estará criando laços eternos de relacionamento. E isso meu caro amigo, não tem preço!
Estamos falando de um bom atendimento, de um pré e pós-venda, que se preocupa com a satisfação e se mostra interessado pelo que realmente o cliente importa.
Para entender a importância disso é só pensar que um cliente satisfeito é o principal porta-voz da sua marca e não pensará duas vezes antes de falar dela.
No entanto, ter uma visão míope em só oferecer promoção e dar descontos, deixando de lado a experiência com a marca, poderá correr o risco e alguém ir mais além de você e abraçar seus clientes. Sim, seu cliente é esperto e sabe perceber valor nas coisas.
Investir em branding traz resultados para seu negócio a curto, médio e longo prazo.
Por se tratar de um trabalho específico, sua implementação em qualquer empresa deve ser feita com o auxílio de um especialista para evitar decisões equivocadas na entrega de sucesso da marca. Nós estaremos preparados e à disposição para te ajudar..
Esperamos que tais informações tenham te ajudado a clarificar sua visão sobre seu negócio. Compartilhe conhecimento como a gente. Deixe que mais pessoas saibam sobre isso.
Siga a gente através das nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter ou se preferir, me adicione no LinkedIn. Terei um maior prazer em te aceitar.
Por Gean Roriz,
Seu Parceiro de Crescimento
+ Add LinkedIn