Você entende por que a Gestão de Marca é tão importante?

Você entende por que a Gestão de Marca é tão importante?

Muito mais que produtos, o consumidor está em busca de experiências e valores sintonizados com a sua personalidade. Ou seja, as pessoas optam por uma marca — e não simplesmente por um produto ou serviço.

Todos sabem muito bem a importância de uma marca, mas o grande desafio é como fazer a gestão dela ou branding. Afinal, para o negócio funcionar, é necessário que todos os processos de gerenciamento da marca estejam integrados na empresa como um todo.

Se você tem um produto de qualidade e faz investimentos constantes em comunicação mas, mesmo assim, seu negócio não vai pra frente, fique atento — o problema pode estar justamente na maneira de gerir sua marca.

No post de hoje, entenda melhor porque fazer isso de maneira eficiente é imprescindível para o sucesso de sua organização.

Como começar uma boa gestão de marca

Em primeiro lugar, é preciso investir bastante no planejamento de um propósito para entender a visão estratégica do negócio. O propósito do negócio pode ser compreendida como a razão da marca existir.

Neste sentido, vale a pena se inspirar em alguns exemplos de marcas consolidadas: o que a Copenhague vende, chocolates? Mais que isso, o negócio da Copenhague é presentes. Por isso, a grande dica para inciar uma boa gestão de marca é pesquisar para entender claramente como a empresa é percebida pelas partes interessadas.

Perguntas chaves como: quem é meu público, o que quero que ele sinta a respeito da minha marca, entre outros questionamentos são importantes de se levantar. Afinal estamos dando um sentido para essa marca adquirir valor para esse público. Posteriormente você conseguirá definir o melhor posicionamento para sua marca, se ela estiver sendo lançada, ou analisar se ela deve ser reposicionada ou apenas fortalecida, se já estiver no mercado.

Após, vem a fase de desenvolvimento de estratégias, que visam gerar identificação, diferenciação, valor percebido e experiências, como forma de criar uma ponte entre marcas e pessoas. É importante ressaltar que essas estratégias devem ser personalizadas, levando-se em consideração as necessidades e especificidades de cada organização. Não existe uma fórmula.

Integrando sua marca para estabelecer uma comunicação consistente

Este é o momento de integrar a estratégia da marca à estratégia de negócio para definir a personalidade e diretrizes para alcançar uma comunicação consistente e uma linguagem confluente.

Após definir quais serão as estratégias para construção de uma marca, é hora de materializar as estratégias em materiais de comunicação para que a marca possa ser apresentada visivelmente e de forma distinta ao mercado. Afinal, não basta criar uma marca bonita – tudo deve fazer sentido. Cada detalhe é muito importante para que a comunicação possa cumprir essa sua função. Se tudo estiver integrado, o resultado é uma marca com propósito.

Por fim, é importante investir na mensuração de resultados por meio de indicadores de desempenho para medir a eficiência das estratégias elaboradas. O que faz o branding ser um modelo de gestão é a capacidade de medir resultados. Gestão sem mensuração não é gestão.

E quem pensa quem branding é coisa só para os grandes, se engana! As médias e pequenas empresas também podem se beneficiar dele para crescer. Seja qual for o seu negócio, é importante lembrar que o branding é um modelo de gestão contínuo da marca, por isso sempre deve estar sendo avaliado e aperfeiçoado.

E você, percebe o valor de uma gestão de marca para sua empresa? Tem alguma experiência, consideração ou dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo ou me adicione no LinkedIN. Entre para a conversa!

foto-gean-ass-blog
Por Gean Roriz,
Seu Parceiro de Crescimento
+ Add LinkedIn

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?