Branding e Design: entenda a enorme diferença

Branding e Design: entenda a enorme diferença

Os últimos anos, vem se estabelecendo uma enorme confusão em torno de dois conceitos essenciais para qualquer empresa: branding e design.

Tal mal-entendido parece partir de uma ideia já errada, a de que branding e design são áreas concorrentes que se sobrepõe e podem substituir um ao outro.

A verdade é estamos falando de termos irmãos, complementares e que devem andar, sempre que possíveis de mãos dadas. Preparamos esse artigo para mostrar, de uma vez por todas, o que é branding, o que é design e como essas duas áreas se completam. Confira!

O que é Branding?

Pouco ativos são tão importantes para uma empresa – seja ela pequena, média ou grande – do que a sua marca.

O branding é, justamente, a arte e gerenciar esse ativo. O processo, claro, é bastante complexo e vai muito além da criação de um logo bonito: estamos falando em pesquisas de mercado, diretrizes estratégicas e construção de posicionamento que irão definir uma personalidade para a marca.

Essa personalidade será transmitida por intermédio dos pontos de contato, ou seja, todos os canais de comunicação em que a marca pode expressar sua identidade e posicionamento para diferentes stakeholders.

Cada ponto de contato gera uma experiência de marca, como identidade visual, logotipo, embalagem, design, comunicação, relacionamento com clientes, site, colaboradores, produtos/serviços, preço e muito mais.

O branding, portanto, é um modelo de gerenciamento contínuo de marca que visa criar identificação, diferenciação e valor para clientes, parceiros e acionistas.

O que é design?

Design é um conceito bastante amplo que inclui desde atividades relacionadas à arquitetura (como o design de ambientes), passando pelos processos industriais (design de produto) até a transmissão de mensagens puramente visuais (design gráfico).

No entanto, o que une todas essas atividades é a necessidade de adequar a forma e a aparência à funcionalidade de um produto, imóvel e claro, de uma marca.

Como branding e design funcionam juntos?

Como escrevemos no início dessa postagem, branding e design não são palavras concorrentes, mas sim parceiras. Em linhas gerais, podemos afirmar que o design é um processo importante para a materialização das ações de branding.

Para que isso fique bastante claro, vamos dar o exemplo. Digamos que a sua empresa trabalha com a venda de bolos caseiros e, após uma extensa pesquisa, descobriu-se que a marca dessa loja deve transmitir alguns conceitos e sentimentos para os clientes, como uma dieta saudável, a nostalgia de comer os quitutes da vó e mesmo um preço justo. Orientado pelo branding, o designer será capaz de criar um projeto de identidade visual para a loja que transmita a essência, valores, sentimentos e enfatize o posicionamento de forma efetiva, em materiais que vão desde o próprio logotipo, passando pelo desenho das embalagens dos produtos e mesmo pela mobília e decoração da loja física.

Ou seja, o design é uma parte importante do branding, sendo um importante diferencial competitivo para qualquer empresa ser apresentada visivelmente de forma única no mercado.

No entanto, o desenho pelo desenho – apenas pela aparência, perde o sentido e compromete significativamente os resultados quando não alinhados com as diretrizes da marca. Ou seja, é como construir uma casa maravilhosa, porém desproporcional ao alicerce ou em cima de um que está comprometido.

Nossa proposta como consultoria de branding é sempre gerar valor para seu negócio, para que o processo de design consiga representar visualmente o universo da marca, de forma fluida e correta baseada naquilo que de fato a marca é, gerando sim resultados econômicos.

Você quer entender mais sobre branding para a sua empresa? Siga nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter e fique por dentro das novidades. Ou me adicione no LinkedIn e venha bater um papo comigo.

foto-gean-ass-blog
Por Gean Roriz,
Seu Parceiro de Crescimento
+ Add LinkedIn

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?