4 dicas para você cuidar da marca e trazer resultados

4 dicas para você cuidar da marca e trazer resultados

De todo investimento se espera retorno rápido, satisfatório e tangível. Correto?

É normal que surja certa ansiedade para que o retorno venha logo, no prazo mais curto possível. Mas no caso de você cuidar da sua marca, ou trabalhar o branding, é preciso ter clareza sobre alguns aspectos importantes para se mensurar corretamente o ROI e evitar análises equivocadas sobre o retorno do investimento.

Neste sentido, vamos falar da necessidade de se cuidar de uma marca para trazer resultados dos investimentos em marketing. Vamos mostrar também as melhores dicas para você, explicar cada uma delas para que consiga aplicar na sua empresa. Siga-me os bons!

Construir sua marca é muito importante para as vendas

A principal função do marketing é gerar vendas, não é verdade? Disso ninguém discorda.

Isto não significa que todos os investimentos de marketing tenham que ser voltados, imediatamente, para as vendas. Este é um ponto que costuma gerar muita polêmica entre profissionais da área, gestores e também entre clientes e agências.

Também é verdade que as vendas não podem esperar. Todo dia é dia de matar um leão, e ações neste sentido nunca podem parar. Mas você já se perguntou porque algumas marcas têm maior retorno do que outras em suas ações de vendas?

A resposta pode envolver diversos fatores. Mas sem dúvida, um dos mais importantes é o investimento no propósito da marca. O propósito é o que irá dar liga para que as vendas aconteçam.

As pessoas tende a escolher marcas reconhecidas no momento da compra

Por meio do branding, uma empresa pode aumentar seu share of mind e brand awareness, além de criar empatia e envolvimento.

Os resultados financeiros provenientes desse processo são claros, pois o consumidor se sente muito mais seguro, confortável e, consequentemente, mais propenso a comprar de marcas com as quais tenha sinergia, significado ou que pelo menos tenham um papel importante em suas vidas.

Para compreender melhor, é preciso entender como se dá o processo de construção de uma marca, composta pela: definição do modelo de negócio, posicionamento e propósito.

O modelo de negócio deve informar claramente: (1) qual é o produto ou serviço para determinado segmento de cliente; (2) como os clientes irão perceber valor na entrega da oferta; (3) quais serão meus canais de vendas e de relacionamento com as partes; (4) as atividades e recursos principais para a entrega do produto ou serviço; (5) quem são meus parceiros chaves e; (6) como vou monetizar o negócio e quais são meus custos.

posicionamento é a percepção que as pessoas terão sobre sua marca. Por isso vale determinar onde a sua marca estará na preferência do consumidor e onde ela precisa mensurar e cuidar das opiniões, estrategicamente.

O propósito é basicamente a razão de ser de uma empresa. Ele justifica a marca existir e deve ser perpétuo. Dessa forma, o propósito não é um compromisso passageiro que pode ser trocado em função de mercado ou motivações comerciais.

No caso de empresas que vendem produtos similares, como cosméticos por exemplo, irão depender de qual etapa no processo de construção de marca estarão e como o consumidor irá perceber esse processo. Certamente, é um fator crucial na decisão de compra, o que impacta decisivamente nos resultados financeiros de um negócio. Por isso vale pena caprichar no planejamento de construção de marca.

Branding e resultados financeiros devem andar juntos

Apesar de óbvio, ainda existem questionamentos sobre os resultados financeiros na entrega de um projeto de branding.

Então, vejamos: quase todas as maiores marcas do mundo investem massivamente neste modelo de gestão. Pense bem, poderiam elas estar investindo sem retorno? Duvido que não.

Justamente ao contrário. Marcas globais têm mais valor do que a soma de todos os seus ativos patrimoniais.

Ranking: Marcas mais valiosas do mundo - 2016

Quais são as dicas para você cuidar da sua marca e trazer resultados

Separamos 4 dicas que trazem ótimos resultados. São elas:

1. Crie um propósito para sua marca:
Vem das raízes da empresa e revela algo único que faz parte de sua história. É algo que precisa ser escavado e não fruto de uma uma sessão de ‘brainstorm’ ou ‘insight publicitário’. Várias marcas estão se tornando referência e buscando novas oportunidades por terem concretizado um ideal. A Dove deixou de lado toda a ideia que o mercado tinha de que cosméticos serviam para “esconder defeitos” e tratou seus produtos como realçadores da real beleza. Diante disso, seus produtos ganharam valor, seus clientes enxergaram o potencial e se envolveram com a marca.

2. Invista no conhecimento:
Atualmente os consumidores estão muito mais exigentes e bem informados. Eles não aceitam mais empurrar um produto goela abaixo. Por isso, o trabalho de branding deve se preocupar em transmitir conhecimento, mostrar aplicações, criar valor na oferta. Isso pode ser feito por meio do marketing de conteúdo. Marcas de sucesso estão investindo nessa modalidade como forma de engajar com seu público, crescer sua rede de clientes e potenciais clientes, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca.

3. Crie as melhores experiências:
É preciso investir em boas lembranças para atrair bons consumidores. Pense em cada momento de interação quando seu cliente faz contato com sua marca. Facilite essa interação e crie oportunidades memoráveis para ele ir embora com uma lembrança única e positiva da sua empresa. Aumente o engajamento com a marca e potencializar o resultado das vendas. A chave é superar as expectativas.

4. Seja inovador:
Muitas vezes o consumidor ainda não sabe que precisa de uma solução, até que seja desenvolvida para ele. Mostrado o problema e a forma que ele pode resolver. Uma das frases mais famosas de Steve Jobs (Apple), mostra claramente isso:

“As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas.”

Para ser inovador, você precisa fugir dos padrões, quebrar a ortodoxia. Saia fora da caixa, crie tendências e teste suas ideias antes de colocá-las no mercado.

Uma empresa pode fazer com que sua marca também seja um ativo. Para ter esse objetivo é necessário muito mais do que um logotipo bonito e um slogan criativo. É preciso conduzir um processo inteiro de branding, com muita dedicação, planejamento e inteligência para identificar as oportunidades de mercado.

Onde está o valor financeiro de tudo isso? A percepção das pessoas é que proporciona diferenciação da concorrência e coloca sua marca em um patamar diferenciado. Consequentemente, o retorno financeiro virá logo.

Além disso, uma marca forte também pode ser revertida em cifras elevadas no caso de fusões e aquisições (M&A). Já utiliza essa abordagem em seu negócio?

Hoje, como você cuida da sua marca para que ela traga resultados? Conte pra gente através das nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter ou se preferir, me adicione no LinkedIn. Terei um maior prazer em te ajudar a cuidar da sua marca.

foto-gean-ass-blog
Por Gean Roriz,
Seu Parceiro de Crescimento
+ Add LinkedIn

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?