Valor de marca: saiba como o branding te ajudará nesta construção
Ter uma marca forte não é algo exclusivo para grandes empresas. Ao contrário, qualquer empresa de qualquer porte também pode e deve investir em branding.
É vital para o empreendedor estar sempre atento à percepção que o público tem sobre seu negócio, sobre sua marca.
Como as pessoas a enxergam sua empresa? Solidificar uma marca mostra para as pessoas que elas podem confiar em você. Essa é a sensação que você deve alcançar, a confiança. Pois assim as chances de conversão e retorno financeiro só tendem a crescer.
Neste artigo, vamos abordar mais a fundo a importância da marca e como você poderá construí-la de forma significativa.
Valor de marca: como construir?
O valor de uma marca está associado à percepção que o público sente em relação a sua empresa ou o que ela oferece para ele. Veja o exemplo abaixo que ilustra a percepção de valor sobre o ouro.
Os especialistas determinam que o valor de uma marca é analisado conforme alguns indicadores como: o desempenho financeiro, o poder de influenciar a decisão de compra, o impacto no comportamento dos consumidores e a capacidade de gerar resultados.
Para construir uma marca que englobe todos esses fatores, a melhor maneira é adotar o branding como modelo de gestão.
Branding: o que é?
Em linhas gerais o branding é voltado ao propósito da empresa alinhado com a estratégia geral do negócio e deve envolver todas as camadas internas externas da empresa.
A gente aqui define o branding como um modelo de gerenciamento contínuo da marca, em que são adotadas estratégias que visam a construção e desenvolvimento de valor e, consequentemente, um relacionamento positivo com o mercado-alvo.
A execução das estratégias envolve áreas como: design, marketing, publicidade, branded-content, entre outras. Isso é necessário porque, para construir uma marca, é preciso analisar fatores que vão desde a mercadologia até o comportamento humano, com o objetivo de sustentar a estratégia de uma marca.
Lembre-se: a importância, o tamanho, as vendas e os lucros de uma empresa estão diretamente ligados à marca. Por isso, temos a possibilidade de posicionar a marca no mercado, diferenciando-a dos competidores e fomentando a identificação dela com os consumidores e potenciais clientes.
Marca: como criar valor?
Tratando o branding de uma forma mais prática, seguem algumas dicas para que você comece a desenvolver um raciocínio para agregar valor para a sua marca.
1. Tenha bem definido o perfil do seu cliente, seus competidores, as semelhanças e as diferenças entre vocês.
2. Faça a diferença e reflita se a sua marca cumpre um papel na vida das pessoas.
3. Avalie qual é a percepção que sua marca está transmitindo.
4. Qual é o motivo que leva seu consumidor a escolher você e não outra empresa, ou vice versa.
5. Tenha um foco. Não tente ser bom em tudo, concentre-se em algo e seja o melhor.
6. Defina metas para onde sua empresa quer chegar.
Quando avalia esses pontos acima, você já está no processo de construção de valor agregado para sua marca. Essa construção também engloba o relacionamento com seu público e potenciais consumidores.
Lembre-se, a marca deve ser o desejo dos seus clientes.
Ainda há muito o que se falar sobre valor de marca. Não é algo simples, mas pode ter certeza de que podemos te ajudar. Se gostou desse artigo, compartilhe.
Siga a gente através das nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter ou me adicione diretamente meu LinkedIn.
Por Gean Roriz,
Seu Parceiro de Crescimento
+ Add LinkedIn