Como fazer um planejamento de Inbound Marketing aliado ao Branding
Como você sabe, o desenvolvimento do Branding não se limita a ter um logotipo bacana, mas desenvolver uma série de estratégias para fortalecer a personalidade da marca, tocar a emoção das pessoas e engajá-las. Agora, tente imaginar um planejamento de Inbound Marketing em parceria com estratégias de Branding!
Continue a leitura e você conhecerá o resultado dessa mistura.
O Branding na era digital
Antes, as estratégias de Branding eram voltadas para um número limitado de pessoas, pois a única forma de se envolver com o target era por meio de um plano de ações mais convencional. Esse plano utilizava o mix de marketing tradicional, principalmente a promoção, mais especificamente a comunicação – o último estágio do projeto de Branding. Com base nisso, algumas ações ficavam reféns da compra de espaços físicos para comunicar a marca, o que obrigava a aumentar o investimento, mas prejudicava os resultados por não haver garantias fiéis de mensuração. Hoje, isso é conhecido como Outbound Marketing (televisão, rádio, jornais, revistas e outros impressos).
Hoje, o marketing digital expandiu as possibilidades de a empresa interagir com o consumidor e revolucionou a forma de fazer marketing com garantias de resultados. Um exemplo disso é o fenômeno das redes sociais. Com a ajuda delas, é possível impulsionar as ações de Branding antes, durante e depois de elas acontecerem. E elas se perpetuam.
No entanto, não são apenas as redes sociais que contribuem para potencializar o Branding, mas as estratégias de Inbound Marketing na sua totalidade. Vamos explicar o porquê.
O planejamento de Inbound Marketing aliado ao Branding
O planejamento do Inbound Marketing aliado ao Branding representa a receita perfeita para gerar valor e credibilidade para a marca por meio da sua audiência na internet.
Isso significa a possibilidade de fidelizar clientes, ter seguidores apaixonados, conquistar novos consumidores e triplicar as vendas. É importante considerar que o foco inicial dessa ação não são as vendas diretas, mas oferecer informação de valor e entretenimento para o público, nesse caso uma persona.
Dentro da estratégia de Inbound Marketing, a jornada do cliente passa por quatro diferentes estágios: atração, conversão, fechamento e encantamento.
ATRAÇÃO E CONVERSÃO
Na fase de atração, ele está procurando solução para resolver alguma situação ou problema. Sendo assim, é extremamente importante ter um blog com artigos relevantes, estruturados com técnicas de SEO (estratégia que utiliza palavras-chave com base em pesquisas), para atrair potenciais clientes por meio do Google.
Nas fase de conversão, o usuário passa a ser uma lead, ou seja, você tem o contato dele e poderá fornecer outros conteúdos para suprir suas necessidades e continuar o relacionamento.
FECHAMENTO E ENCANTAMENTO
Em seguida, quando ele estiver preparado, efetuará a compra do seu produto ou serviço (fase de fechamento). Por último (encantamento), a sua empresa tem todas as informações necessárias para trabalhar a fidelização desse cliente.
Durante essa jornada, a empresa vai conquistando o posto de autoridade no assunto com ajuda da produção de conteúdo útil. Então, as ações de Branding pegam carona com o Inbound Marketing e a única regra é encantar o cliente.
A estratégica colocada em prática
Marcas como Guaraná Antarctica, Coca-Cola e tantas outras estão desenvolvendo um excelente trabalho ao unir as duas estratégias. Além da produção de conteúdo útil, alegre e divertido, elas patrocinam eventos esportivos e oferecem o serviço de compra de ingressos pelo site. E outra: não param de interagir com o target nas redes sociais. Como não se apaixonar por elas?
Percebeu como é importante estruturar as ações de Branding dentro do planejamento de Inbound Marketing? É dessa forma que a sua empresa se aproxima do consumidor, cria laços afetivos e conquista o reconhecimento nacional. Pense nisso!
E então? O que você pretende fazer fortalecer a sua marca? Assine nossa Newsletter e fique ligado em dicas, conteúdos relevantes sobre marketing, branding e negócios.
Início de ano é sempre um momento propício para fazer uma análise estratégica das ações da empresa. Você está pronto para o planejamento de marketing de 2017?