4 dicas de como usar as redes sociais para fortalecer uma marca

4 dicas de como usar as redes sociais para fortalecer uma marca

O Branding é o principal ingrediente para fortalecer uma marca. Quando você consegue utilizá-lo nas redes sociais, os resultados conquistados podem ser surpreendentes. Afinal, o Branding está associado à construção de valor que o seu público possui da marca.

Quer saber como você pode utilizar as redes sociais para fortalecer uma marca? Então confira as dicas a seguir e comece a colocá-las em prática o quanto antes!

1. A identidade off e online da sua marca

Muitas empresas já possuem uma identidade que é aplicada em meios impressos, mas quando partem para ações no digital, parecem se esquecer de que manter um padrão é essencial para que haja identificação por parte do público.

Como as redes sociais são altamente visuais, é importante que sua marca tenha uma identidade visual coerente em imagens e vídeos, independentemente de qual rede social tenha escolhido para trabalhar.

Além da identidade visual, é preciso que sua marca tenha uma linguagem própria ou tom de voz dela. Como você definiria a sua marca? Mais jovial e dinâmica? Que tal um tom mais centrado e formal? Saiba quem é o seu público (persona) e como ele enxerga sua marca. Assim, conseguirá criar uma identidade visual e de linguagem que seja aceita com mais facilidade.

2. O cronograma também ajuda a fortalecer uma marca

A elaboração de um cronograma de postagens nas redes sociais é essencial para manter um fluxo de trabalho. Mas mais que isso, o cronograma cria uma expectativa do seu público. Por exemplo, se eles estão acostumados que todos os dias são feitas postagens ou que aos finais de semana têm postagens especiais, eles irão aguardar por isso. Então, é importante não falhar.

Com um cronograma organizado por temas de publicações e formatos das postagens, você consegue mais chances de interação e compartilhamento do seu público. Além disso, consegue monitorar as reações e explorar aquelas que converteram melhores resultados.

3. As respostas são esperadas e criam aproximação

Quando um usuário de qualquer rede social faz uma interação com o seu canal, principalmente um comentário, é importante que ele seja respondido. Mesmo que não tenha sido uma pergunta, mas surge uma experiência positiva quando ele percebe que você viu o comentário e retornou de uma forma gentil.

Se a interação foi por meio de um compartilhamento, faça algum tipo de ação que mostre que ficou grato a ele. Os compartilhamentos são importantes para o alcance de público e fortalecimento da marca. Fique atento a eles e incentive sempre!

4. Atenção ao conteúdo que é postado

Algumas empresas acreditam que para fortalecer sua marca precisam ficar postando insistentemente o logo e conteúdos institucionais. Este é um erro. Ofereça o que seu público espera e ele lhe será grato. E se engana também quem pensa que o público espera apenas pelo seu produto ou serviço. Pelo contrário, isso irá depender em qual momento da jornada do comprador seu cliente se encontra. O diferencial pode estar na publicação de uma solução para um problema se ele estiver na fase de atração, ou um conteúdo mais focado no produto se ele estiver no momento de comprar sua solução.

Isso é marketing de experiência, é proporcionar bons momentos ao seu público. E é possível sim nas redes sociais. Veja um exemplo, se a sua empresa é da área de turismo, já pensou em desenvolver alguns vídeos mostrando os principais destinos turísticos para cada perfil de público? E que tal postagens orientando sobre cuidados em aeroportos, cruzeiros, bagagens, documentos etc. Seja útil e seu público lhe será grato!

Quer saber outras dicas de como fortalecer uma marca por meio das redes sociais e outras práticas? Então nos siga nas redes sociais e acompanhe conteúdos relevantes como esse. Tem sempre novidades por lá!

Facebook People&Brands   Twitter People&Brands   Linkedin People&Brands

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?