Como montar um planejamento de marketing para 2017

Como montar um planejamento de marketing para 2017

Todos concordamos que 2016 foi um ano e tanto, mas agora é hora de começar a colocar em prática o planejamento de marketing de 2017. Este setor está em constante evolução e, por isso, precisamos usar as mais recentes ferramentas e estratégias do mercado.

Confira abaixo como montar um planejamento de marketing para detonar em 2017!

Recapitule o ano que passou

Antes de olhar para o futuro, é preciso avaliar o passado. O que aconteceu de mais importante no último ano? Ficou algo pendente para se concretizar em 2017? Você atingiu as principais metas que se propôs a cumprir?

Essas questões indicarão um norte que deve ser o foco do seu planejamento de marketing. Também aproveite para conversar com os diferentes setores da empresa, especialmente a área de vendas.

Olhe para o novo ano

É hora de estabelecer os objetivos essenciais para encarar mais uma etapa da empresa neste 2017. Determine metas fáceis, medianas e difíceis de alcançar, mas certifique-se de ter métricas precisas para avaliar o desempenho ao longo do ano.

Faça um calendário especial

O seu calendário de 2017 deve conter os maiores marcos a serem atingidos, como por exemplo: grandes lançamentos, anúncios importantes, eventos, entre outros. Compartilhe o calendário com toda a equipe. Nada melhor do que objetivos claros e prazos concretos para motivar as pessoas.

Preste atenção no mobile

É notório que o Brasil está entre os países mais conectados do mundo. Hoje, já existe uma geração inteira que nasceu com o smarthphone e nunca teve computador de mesa ou notebook.

Mas atenção: mobile não significa apenas o uso de internet no celular. Os tablets viraram o maior sonho de consumo de muitos brasileiros, ao mesmo tempo em que os relógios, pulseiras e até roupas conectadas estão aos poucos ganhando espaço.

Aumente a presença online

Em 2017 esteja mais presente nas redes sociais e no site ou blog da empresa. Além da presença e da comunicação direta com os clientes, busque aprimorar o conteúdo e as tecnologias empregadas.

Quando o assunto é internet precisamos olhar de perto, pois as coisas mudam do dia para a noite. O que ontem era popular, hoje já foi superado.

Construa um entendimento melhor do seu público-alvo

Reserve um momento para avaliar o seu relacionamento com seu público. Procure feedbacks honestos e adapte o seu planejamento de marketing mirando na audiência certa, utilizando-se de uma mensagem precisa.

Entender melhor os seus clientes e prospects permite criar uma comunicação que repercutirá nas taxas de retenção e nas novas oportunidades de venda.

Estipule o orçamento

O orçamento deve representar o quanto será investido e em que áreas. Por exemplo: 30% em vendas diretas, 15% em tecnologia, 20% em comunicação. Uma dica importante é incluir o orçamento de 2016 e de anos anteriores junto com os novos dados para que todos tenham uma perspectiva dos desafios que terão pela frente.

Aprimore a qualidade do atendimento

Clientes insatisfeitos estão por toda parte. Evite que o seu negócio fique dentro das más estatísticas entregando um atendimento de primeira qualidade. Não se pode agradar a todos, mas é preciso ao menos tentar. Se acontecer algum imprevisto, tenha um plano para lidar com isso da maneira mais adequada.

Final de ano é sempre um momento propício para fazer uma análise estratégica das ações da empresa. Agora você está pronto para o planejamento de marketing de 2017. Quais ações você já está empreendendo? Analise gratuitamente sua performance.

Diagnóstico de Marketing

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?