Branding: agente estratégico da sua marca
Ainda existe quem pense que o Branding é somente o design ou a publicidade, ao criar uma boa campanha e a identidade visual. Mas as empresas que acreditam nisso estão perdendo uma oportunidade incrível de aperfeiçoar seus resultados e criar valor de marca.
Branding é muito mais do que design ou comunicação. É responsável por desenvolver a estratégia de uma marca e torná-la um ativo importante para a empresa e um poderoso atrativo para investidores.
Quer saber como o Branding pode ser um agente estratégico para sua marca? Confira nossas dicas e comece a melhorar o desempenho do seu negócio.
Afinal, o que é o Branding?
Para se destacar no mercado e conseguir alcançar os objetivos, toda empresa precisa de uma gestão correta. O Branding é um modelo de gerenciamento contínuo da marca — e que vai muito além da simples criação de uma identidade visual ou campanha publicitária que as agências adoram fazer. Ele é também utilizado pelas empresas que querem desenvolver um posicionamento de marca, de forma assertiva, diante do mercado.
As estratégias envolvem desde o engajamento dos colaboradores, integração de canais, até a maneira como uma agência irá executar o ’empacotamento do posicionamento’ nas campanhas publicitárias. Um projeto de construção de marca bem trabalhado, significa o fortalecimento do ‘core business’ e da inovação, aplicados adequadamente em todos os pontos de contato da marca.
Como usar os canais de vendas?
A marca não é somente o símbolo e as campanhas que o consumidor vê fora da empresa: a marca é a própria empresa. Ou seja, o Branding também precisa trabalhar os canais de vendas, o principal contato dos consumidores com o produto.
Os canais de vendas precisam estar ajustados ao posicionamento do negócio. Por exemplo, se a empresa quer se associar a um conceito familiar, a equipe e os canais de vendas também precisam transmitir essa mensagem no seu atendimento.
Quando os canais são usados de forma adequada, respeitando as diretrizes da estratégia de marca, ela se torna referência para o cliente, porque oferece uma solução para seus problemas, e consequentemente o valor.
Por que estudar o mercado e a concorrência?
É preciso analisar o mercado em que sua empresa atua e estar sempre atento aos movimentos dele. Isso é importante na hora de aplicar as estratégias de marca. No mundo atual, o mercado é quem dita as tendências de como seria uma empresa ideal. Por isso, analisar o todo o ecossistema em que o negócio está presente é imprescindível para ter parâmetros para posicionar sua marca.
Monitorar o que falam sobre sua empresa, transformar informação em inteligência, é saber identificar novas oportunidades de negócio ainda não explorados.
Você ainda tem dúvidas do que o Branding é capaz de fazer pela sua empresa? Deixe seu comentário! Assine nossa Newsletter e fique ligado em dicas e conteúdos bacanas como esse.