Como construir uma marca pode trazer resultados financeiros para seu negócio?

Como construir uma marca pode trazer resultados financeiros para seu negócio?

De todo investimento se espera retorno satisfatório e tangível. É normal que surja a ansiedade para que este retorno aconteça no prazo mais curto possível, mas no caso da construção de marca, ou Branding, é preciso ter clareza sobre alguns aspectos importantes para se mensurar corretamente o ROI e evitar análises equivocadas sobre o retorno do investimento.

Neste sentido, vamos falar especificamente da necessidade de se construir uma marca para aumentar os resultados dos investimentos em marketing.

Construir sua marca é muito importante para aumentar as vendas

A principal função do marketing é gerar vendas, não é verdade? Disso ninguém discorda. Isto não significa que todos os investimentos de marketing tenham que ser voltados para vendas imediatas. Este é um ponto que costuma gerar muita polêmica entre profissionais de marketing e gestores e também entre clientes e agências.

Também é verdade que as vendas não podem esperar. Todo dia é dia de vender, e ações neste sentido nunca podem parar. Mas você já se perguntou porque algumas marcas têm maior retorno do que outras em suas ações de vendas?

A resposta pode envolver diversos fatores. Mas sem dúvida, um dos mais importantes é o investimento no desenvolvimento da marca.

O cliente tende a escolher marcas reconhecidas no momento da compra. Desenvolva seu Branding!

Por meio da gestão de marca, uma organização pode aumentar seu share of mind e brand awareness, além de criar empatia e envolvimento. Os resultados financeiros provenientes desse processo são claros, pois o consumidor se sente muito mais seguro, confortável e, consequentemente, mais propenso a comprar de marcas com as quais tenha sinergia ou que pelo menos tenham um papel importante em suas vidas.

No caso de empresas que vendem produtos similares, a familiaridade e confiabilidade irão depender de qual etapa no processo de construção de marca elas estarão e como o consumidor percebe esse processo. Certamente, é um fator crucial na decisão de compra, o que impacta decisivamente nos resultados financeiros de um negócio.

Branding e resultados financeiros sempre devem andar juntos

Apesar de óbvio, ainda existem questionamentos sobre os resultados financeiros na entrega de um projeto de Branding. Então, vejamos: quase todas as maiores marcas do mundo investem massivamente neste modelo de gestão. Poderiam elas estar investindo sem retorno? Duvido que não. Justamente ao contrário. Marcas globais têm mais valor do que a soma de todos os seus ativos patrimoniais.

Ranking: Marcas mais valiosas do mundo – 2016

Uma organização pode fazer com que sua marca também seja um ativo. Para ter esse objetivo é necessário muito mais do que um logotipo bonito e um slogan criativo. É preciso conduzir um processo de Branding, alinhado aos processos, equipe, interesses do target, dados de mercado, entre outros.

Onde está o valor financeiro de tudo isso? A percepção do público é que proporciona diferenciação da concorrência e coloca a marca em um patamar elevado. Consequentemente, suas margens de lucro se tornam muito maiores. Além disso, uma marca forte também pode ser revertida em cifras elevadas no caso de fusões e aquisições (M&A).

Você já utiliza essa abordagem em seu negócio? Como você equilibra o investimento entre Branding e ações de vendas? Quer discutir o assunto? Comente abaixo! Não esqueça de assinar nossa Newsletter para receber dicas e conteúdos relevantes como esse.

Aprenda a montar uma estratégia de marketing de experiência para seu negócio

Aprenda a montar uma estratégia de marketing de experiência para seu negócio

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?