Planejamento estratégico: aprenda a fazer em 4 passos
O Planejamento Estratégico (PE) é um processo estruturado de entendimento sobre o negócio e deve ser utilizado por empresas de diferentes os portes e segmentos.
O conceito de estratégia está relacionado com a capacidade que a empresa possui de utilizar recursos físicos, humanos e financeiros para potencializar suas qualidades e minimizar seus problemas, garantindo vantagem competitiva.
É exatamente na garantia da vantagem competitiva que o PE se faz indispensável combinado com a gestão de marca ou branding. Selecionamos os quatro passos essenciais para sua execução.
1. Diagnóstico
Esta fase tem como objetivo garantir o entendimento dos ambientes atuais em que a empresa está inserida, tanto interna quanto externamente.
Análise do Ambiente Interno:
É importante nesta etapa avaliar quesitos internos, tais como: força de trabalho, composição societária, hierarquia, infraestrutura, capacidade técnica, processos principais e de apoio, linhas de produtos e sistemas de informação.
Análise do Ambiente Externo:
Devem ser avaliados, nesta etapa, as principais características e peculiaridades externas, como: concorrentes, clientes, fornecedores, parceiros e órgãos de regulamentação, quando aplicável.
Análise SWOT:
Basicamente, a matriz SWOT pode resumir toda a análise de ambientes realizada no diagnóstico. Formada por quatro quadrantes, a matriz resume informações de forças e fraquezas, relacionadas ao ambiente interno e ameaças e oportunidades, relacionadas ao ambiente externo.
2. Identidade
Esta etapa é bastante importante e responsável por definir a marca da empresa. A partir da definição da identidade organizacional irá prover as informações necessárias para definição dos atributos de diferenciação do negócio.
Valores:
Os valores definem as crenças, regras de conduta e postura ética da empresa a serem seguidas. Eles norteaiam as pessoas dentro da organização no que se refere aos princípios intrínsecos da empresa, mesmo que estes não estejam formalmente declarados.
Missão:
Define o objetivo a ser alcançado e determina o rumo a ser seguido pela organização.
Visão:
A visão busca define situações futuras a atingir, levando em consideração um horizonte a longo prazo.
3. Posicionamento
O posicionamento é um compromisso que a organização assume consigo mesma e com seus stakeholders. É a percepção que o seu target irá ter sobre sua marca. Ou seja, ‘é o que falam sobre você quando não está na sala’. Basicamente, são levadas em consideração as etapas anteriores do PE, equilibrando os aspectos: (1) emocional: necessidades e expectativas das pessoas; e (2) racional: os objetivos do negócio. Peguntas chaves vão direcionar para uma declaração de posicionamento: qual é meu público; necessidade; benefícios que minha marca oferece; e deficiências de mercado. Para isso é necessário ter clareza sobre o negócio e os objetivos estratégicos, que darão sustentação ao branding.
Negócio:
O negócio define a razão de existência da marca e a maneira pela qual ela o exerce. É importante nesta etapa ter uma visão estratégica. Por exemplo, uma rede como a Kopenhagen (marca muito conhecida no mercado de chocolates finos) poderia se posicionar no mercado de chocolates, quando na realidade atua fortemente no mercado de “presentes”.
Objetivos Estratégicos:
A partir da visão, a empresa define os objetivos que ajudarão na garantia do seu posicionamento futuro. Os objetivos traduzem os resultados esperados e as pretensões da organização para o período de vigência do planejamento estratégico.
4. Acompanhamento do planejamento estratégico
Após realizada todas as etapas anteriores, o PE não deve ser um documento para ser engavetado ou adorado como um troféu. O acompanhamento é fundamental que garante aos gestores detalhar as ações efetivas do seu plano. Os indicadores de desempenho são ferramentas essenciais para mensurar os resultados e esforços durante a execução.
Quer saber mais sobre os passos essenciais do PE e do branding? Participe da nossa discussão, deixe seu comentário abaixo ou em nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter.
Por Gean Roriz,
Seu Parceiro de Crescimento
+ Add LinkedIn