Ativação de marca: entenda sua importância e seus benefícios

Ativação de marca: entenda sua importância e seus benefícios

O consumidor está saturado de ofertas “irresistíveis”, cheias de promessas que, em muitos casos, não são cumpridas. É por isso que, nos dias de hoje, o sucesso de uma marca tem muito a ver com confiança.

Sim, confiança. Confiança no que a marca representa para ter certeza de que ela vai entregar aquilo que promete. Confiança em uma marca que se preocupa em produzir mais do que um anúncio apelativo, mas que ofereça a seu público conteúdo de valor que o faça rir, chorar e refletir.

Entretanto, construir isso não é tão simples quanto prometer que seu produto vai entregar tal serviço e cumprir — a promessa, em si, deve ser excepcional, e tudo associado a ela deve ser diferente de qualquer coisa disponível no mercado.

[E-book] Guia Definitivo: Criando Valor de Marca com Estratégias de Marketing, Branding e Design

É por isso que ter uma marca forte é tão importante. Pense bem nas empresas mais bem-sucedidas do mundo: todas elas são donas de uma marca memorável. E, para chegar lá, elas se utilizaram de uma estratégia das mais importantes do marketing da nova era digital: a ativação de marca.

O que é ativação de marca?

A ativação de marca quer dizer construir uma grande ideia e reforçá-la com estímulos positivos que garantam que o consumidor reconheça, confie e aprecie a marca. Isso envolve extrapolar a relação de compra e venda e criar uma conexão emocional com o cliente.

Quanto mais forte for essa conexão emocional, melhor será para a marca, que verá seus resultados de vendas aumentarem. Isso pode ser construído por meio de várias experiências, que devem ter como objetivo educar, motivar e interagir com o cliente.

Quais as vantagens de ter uma marca forte?

A ativação de marca oferece muitos benefícios, mas aqui vão os principais deles para você entender o que essa estratégia pode fazer por sua marca no curto e no longo prazo:

– Aumenta a taxa de recompra dos clientes com a marca;
– Fortalece o relacionamento entre cliente-empresa;
– Melhora o posicionamento da marca no mercado;
– É um meio efetivo e impactante de fazer o seu marketing.

Em outras palavras, com uma boa estratégia de ativação de marca você ganhará a confiança dos seus clientes, encorajando-os a redescobrir a marca, gostar dela e promover o processo de compra e recompra.

O fazer para ativar minha marca?

Basicamente, o processo de ativação da marca é uma representação de como se planeja abordar e gerenciar as atividades de marketing. Para isso, é preciso identificar claramente qual a identidade da marca e quem é o público-alvo que ela quer atingir.

Uma estratégia de ativação de marca deve sempre mudar e se adaptar às novas tendências do mercado. O processo deve levar em consideração as preferências do consumidor à época, captar o retorno deste e se adaptar à voz do mercado, olhando para as forças invisíveis que impulsionam a decisão de compra do cliente.

Como esse é um processo contínuo, contar com a ajuda de uma agência especializada pode proporcionar um melhor impacto nos resultados da empresa.

E você, pronto para começar a ativar sua marca? Tem alguma dúvida? Comente e compartilhe conosco! Assine nossa Newsletter para ficar ligado em conteúdos relevantes como este.

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?