Identidade de marca: como desenvolver uma imagem de sucesso?
Muitas empresas não se preocupam com a identidade, um requisito muito importante para a configuração da imagem do seu negócio. E elas não poderiam estar mais erradas, afinal, é pela imagem que sua empresa será percebida.
No artigo de hoje, trataremos de mais detalhes sobre o processo de construção de uma identidade de marca. Confira:
Afinal, o que é identidade e como se forma a imagem?
A melhor maneira de explicar o que é uma identidade é pensar em uma empresa como uma pessoa. Imagine uma empresa muito famosa. Você provavelmente consegue atribuir várias características e traços à ela.
Talvez uma lanchonete famosa seja uma pessoa alegre e divertida, sempre disposta a animar seu dia. Já aquele banco de alto nível, localizado no centro financeiro da cidade, possivelmente se pareça com um empresário poderoso, de terno italiano bem cortado, gravata elegante e uma maleta de couro.
A identidade de marca é isso. Ela ajusta a maneira como os consumidores enxergam a empresa e, assim, a sua imagem é formada.
O que é preciso para desenvolver uma identidade de marca?
Desenvolver uma identidade de marca é uma tarefa longa. É preciso construir na cabeça do público a uma percepção da empresa e, isso, pode levar algum tempo. Porém, as recompensas são enormes.
Abaixo, preparamos um pequeno guia com os ingredientes necessários para construir uma marca forte no mercado:
Identidade visual clara e única
Uma mensagem tem que ser comunicada de alguma forma. Segundo a Regra 7-38-55, desenvolvida por Albert Mehrabian, apenas 7% do nosso entendimento de comunicação vem das palavras, enquanto os outros 93% vêm de outros fatores. Por isso, mais do que palavras, sua mensagem tem que ser passada visualmente, por meio da sua identidade visual.
Uma das dicas mais objetivas para construir sua identidade visual é a aplicação da psicologia das cores. Cada cor desperta certos tipos de reações em nosso cérebro. Vermelho, por exemplo, pode ser perigo, mas também pode ser energia, paixão e intensidade. Já o verde, é uma cor mais aceita, mais amigável, calma, relaxante. É “fria” se comparada com o vermelho.
Analise agora, as cores das identidades visuais das principais empresas ao seu redor. Veja como essas cores conversam com você.
Coerência em toda a comunicação
O primeiro ponto a entender, é que desde sua identidade até a qualidade dos produtos, passando pelo comportamento dos funcionários, tudo é comunicação.
Imagine uma empresa que deseja comunicar que sua marca é amigável, alegre e companheira, porém, seus colaboradores estão sempre desanimados e mal-humorados. A incoerência imagem x realidade quebra a construção da marca, fazendo com que todo o esforço vá por água abaixo.
Agora, imagine uma empresa que tenha toda uma identidade visual voltada para o profissionalismo, seriedade e competência, mas seu produto tem uma péssima qualidade, a entrega é horrível e a embalagem malfeita e difícil de abrir. Não dá para acreditar nessa marca, não é mesmo?
Gerar sentimentos positivos na mente das pessoas
Além da comunicação eficiente e da sua coerência em todos os aspectos, sua marca deve ajudar a despertar no cliente um sentimento específico. Para ser bem-sucedida, as características intrínsecas na identidade deve ser percebida pelos stakeholders, gerando uma conexão.
Com o Branding é a mesma coisa: se não houver uma conexão que sustente o que o negócio promete, todo o trabalho será inútil.
A importância do Branding para construção de uma identidade
Por trás de um marca de sucesso sempre há um Branding. E sabe por quê? Porque o Branding é o responsável por estruturar o posicionamento no mercado e todo valor estratégico da sua marca, manifestando na identidade visual.
“Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar” – Wally Olins
Gostou do nosso artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Assine nossa Newsletter e fique ligado em dicas e conteúdos sobre assuntos como esse.