6 erros fatais no momento de elaborar um planejamento estratégico

6 erros fatais no momento de elaborar um planejamento estratégico

Vamos levar em conta as condições internas e externas à sua empresa. Aonde você quer chegar? Bom, antes de mais nada, vamos fazer um planejamento estratégico para formular os objetivos e ir em busca dos resultados positivos que irão impactar o seu negócio, a sociedade e diretamente a vida de diversas pessoas.

Ufa! Quanta coisa. Já deu para perceber o nível de importância que um planejamento estratégico possui, não é mesmo? Por isso é melhor se precaver e evitar que o seu trabalho vá parar no fundo da gaveta. Acompanhe com a gente 6 erros fatais que devem ser eliminados:

Não dedicar tempo suficiente na elaboração dos objetivos

O começo de todo planejamento estratégico passa pela definição dos objetivos. Cuidado para não se afobar e avançar rapidamente sem antes entender o contexto social e econômico em que a empresa está inserida, qual é o maior desejo a ser alcançado, aonde a empresa quer estar e como fará para chegar lá. Parece muita coisa para o início, mas calma, tudo tem o seu tempo, ainda mais quando falamos do primeiro passo, aquele que vai nortear todo o planejamento.

Não mudar a estratégia por um longo período

Acabamos de ver que é preciso dar tempo ao tempo, mas atenção para não ficar estagnado. O planejamento precisa se adaptar, reforçar e reconsiderar informações. Novos objetivos e iniciativas devem ser implementados ao passo em que os outros se completam. Basta manter a energia inicial circulando e isso vai motivar todos os envolvidos naturalmente.

Dar pouco valor para a comunicação

Há quem diga que a boa comunicação é como um café forte, desperta qualquer um. E uma vez que ninguém faz nada sozinho é indispensável que todos entendam o que está acontecendo. A única forma imbatível para se trabalhar em equipe é valorizando a comunicação, que deve ser sempre de via dupla. Quando uma empresa desvaloriza o diálogo está desvalorizando o planejamento estratégico e contribuindo para espalhar informações incorretas ou imprecisas.

Deixar muito espaço para a interpretação

Se existe ambiguidade no caminho dos objetivos, eles serão facilmente mal interpretados por diversas pessoas da equipe, resultando em uma execução que perde a mira do alvo ou muitas vezes nem sabe para onde está atirando. Tudo isso pode ser evitado com definições claras e diretas. Um planejamento estratégico pode conter elementos tanto de ciência quanto de arte, mas quando o assunto é objetivo, a ciência precisa prevalecer a qualquer custo.

Ausência de prioridades

Os objetivos podem ser diversos, mas a ordem precisa ser estabelecida. O que vem primeiro? O que é essencial? Para não desperdiçar recursos se faz necessário um foco de luz nos fins principais, nos astros do planejamento. Com prioridades determinadas os resultados serão mais eficientes. Pode confiar!

Não pensar GRANDE

Um bom planejamento estratégico deve resultar em ideias que fogem do senso comum e levam a sua empresa para um lugar de destaque frente a concorrência. A inovação é um combustível inesgotável e ao alcance de todos, mas para isso, é preciso pensar além, é preciso pensar grande.

Diagnóstico de Marketing 2017

Agora você pode riscar de uma vez por todas estes 6 erros fatais no momento de elaborar um planejamento estratégico. Só assim a nossa missão, que é contribuir para o seu crescimento, estará cumprida.

Mas antes, assine a nossa Newsletter e fique sempre por dentro das novidades e das melhores dicas!

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?