Você tem certeza que entende o que é Design?
Tem um negócio e quer saber como design pode contribuir com sua marca? Preparamos esse post porque acreditamos que é essencial entender o papel do design na construção de marcas, que vão fazer toda a diferença na sua empresa.
Afinal, o que é design?
Design é um conceito bastante amplo que inclui desde atividades relacionadas à arquitetura (como o design de ambientes), passando pelos processos industriais (design de produto) até a transmissão de mensagens puramente visuais (design gráfico). No entanto, o que une todas essas atividades é a necessidade de adequar a forma e a aparência à funcionalidade de um produto, imóvel e claro, de uma marca.
Sua empresa tem muito a se beneficiar ao adotar a ciência do design como suporte. Por meio dele, é possível tornar o DNA (essência), os valores, as diretrizes estratégicas que sua marca apresenta, de forma visível àquilo que seu negócio representa, transmitindo a imagem da sua empresa.
Para cada objetivo, uma solução
Design é explorar as sensações que são provocadas no interlocutor, para vender um produto que consegue ao mesmo tempo cumprir bem sua função e oferecer boa forma centrada nas necessidades humanas. Não existe um tipo de negócio que precisa mais de design do que outro, o que existem são designs específicos para cada tarefa.
Por exemplo, o design de produto, foca na criação de objetos como cadeiras, mesas, abridores de garrafa e tudo mais que você puder associar. Pode ser encontrado em associação com o design gráfico, responsável pelo desenvolvimento de soluções visuais em soluções como embalagens. O design de ambientes resolve espaços internos e externos como cenários e ambientações de estabelecimentos varejistas e comerciais.
Branding e design
Branding e design trabalham juntos, de forma que o design é um processo importante para a materialização das ações de branding. Digamos que a sua empresa trabalha com a venda de bolos caseiros e, após uma extensa pesquisa, descobriu-se que a marca dessa loja deve transmitir expressões e sentimentos para os clientes, como uma dieta saudável, a nostalgia de comer os quitutes da vó ou mesmo um preço justo. Orientado pelo branding, o designer será capaz de criar um projeto que transmita essência, valores, sentimentos e enfatize o posicionamento de forma efetiva em materiais que vão desde o próprio logotipo, passando pelo desenho das embalagens dos produtos e até mesmo pela mobília e ambientação da loja física.
O design é uma parte importante do branding, sendo ponto fundamental para qualquer empresa ser apresentada de forma única no mercado. No entanto, o desenho pelo desenho – apenas pela aparência, perde o sentido e compromete significativamente os resultados quando não alinhados com as diretrizes da marca. Seria como construir uma linda casa sobre um terreno comprometido. O papel do branding é construir um alicerce e valor estratégico para a marca.
Branding é palavra de ordem para que gestores obtenham o máximo de sucesso em seus negócios.
Você quer saber mais? Receba conteúdos relevantes para seu negócio. Cadastre-se em nossa Newsletter ou me adicione no LinkedIN. Entre para a conversa!
Por Gean Roriz,
Seu Parceiro de Crescimento
+ Add LinkedIn