6 dicas de SEO para iniciantes

6 dicas de SEO para iniciantes

Quem deseja encontrar dicas de SEO para iniciantes precisa entender que é possível se destacar continuamente nas buscas online. Porém, buscadores como Google, Bing e Yahoo são governados por algorítimos complexos, que podem dificultar a vida de quem quer uma boa divulgação do seu site ou blog.

Apesar disso, existem diversas regras que você pode seguir para otimizar os seus objetivos. Se está confuso com as especificações necessárias, siga as nossas orientações práticas e certeiras para quem começa a se interessar por SEO. Acompanhe!

1. Entenda o conceito de SEO

Antes de mais nada, vamos esclarecer o básico para montar a fundação a partir da qual você construirá o seu conhecimento. SEO (Search Engine Optimization) é uma parte do marketing focada em aumentar a visibilidade orgânica nos resultados dos buscadores.

Não se trata apenas de aparecer primeiro, mas também de ser cada vez melhor para o seu público-alvo.

2. Dê atenção aos títulos e descrições

Cada página precisa ter um título único, que comunique e resuma o assunto do conteúdo que está ali de forma precisa. Portanto, seja breve e conciso, mas completo. Ajude o seu público a decidir, com rapidez, se quer ler o seu texto ou não.

Nas descrições, é aconselhável evitar a repetição do título, não adicionar muitas palavras-chave e manter entre 150 e 160 caracteres para cada página, produto ou postagem.

3. Crie links e URLs curtas

As URLs precisam ser simples e fáceis de procurar, tanto para os buscadores quanto para os usuários. Use o hífen ( – ) para separar as palavras que constituem essa URL, evite informação desnecessária e previna-se contra o excesso de palavras-chave.

Veja um exemplo de uso inadequado: (www.exemplo.com.br/12358/noticiasdemarketing/). Agora, confira qual é o uso correto: (www.exemplo.com.br/noticias-de-marketing/).

4. Construa links internos

Esses tipos de links são aqueles que apontam para páginas dentro do mesmo site ou blog. Eles são muito importantes para aumentar o tempo de permanência do usuário e a relevância do seu conteúdo no Google.

Certifique-se que esses links sejam úteis e que ajudem em uma melhor navegação. Evite termos como: “clique aqui” e não exagere na quantidade de links — 4 ou 5 já serão o suficiente.

5. Use imagens

Até agora, nas dicas de SEO para iniciantes, nós falamos apenas de texto. Porém, é importante lembrar que a internet também tem muito apelo visual. Assim como as páginas, as imagens também precisam de descrição em seus arquivos. E a regra é semelhante a das URLs.

Confira um erro comum de nomes de imagens entre iniciantes: (imagem1.jpg). Agora veja a forma correta: (homem-trabalhando.jpg).

6. Tenha um site ou blog rápido

A própria equipe do Google já informou que a velocidade com que as páginas são carregadas influenciam no ranking de buscas.

Um site ou blog que carrega informação em menos de 4 segundos consegue um posicionamento melhor, mais retorno e mais vendas, já que páginas mais leves e rápidas melhoram a experiência do usuário e os encorajam a voltar mais vezes.

Vários fatores influenciam essa velocidade, tais como: códigos, excesso de imagens, páginas muito compridas, etc.

Continue curioso e busque ir além do SEO para iniciantes. Existem muitas opções para diferenciar sua página, mas saiba que começar pelo seu ranqueamento é o caminho certo, pois os buscadores são uma forma única de conquistar tráfego para o seu site ou blog.

Gostou do artigo? Testou as nossas dicas? Então você vai se interessar pelo nosso novo e-Book.

Guia Completo: Como Trabalhar Inbound Marketing e Branding juntos

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?