Reposicionamento de marca: o que é e quando é preciso fazer

Reposicionamento de marca: o que é e quando é preciso fazer

O reposicionamento de uma marca é uma necessidade quando a empresa se depara com pouca ou quase nenhuma brecha no mercado. O dinamismo é o responsável pela mudança, quase que do dia para noite, da percepção de valor que os consumidores têm sobre determinada marca. No artigo de hoje, você saberá mais sobre reposicionamento de marca e qual o momento ideal para implantá-lo na sua empresa. Confira!

Importância do reposicionamento de marca

A marca é um ativo essencial para o negócio e a gestão dela deve ser criteriosa. Além disso, a marca se torna um símbolo de identificação e fica gravado na mente dos stakeholders, que se correlacionam com ela em determinadas experiências (boas ou ruins), e assim estabelecem uma relação de amor ou ódio.

Por isso ela é tão importante e pode valorar o negócio em milhões e até bilhões! Em um cenário desfavorável, quando os negócios tem seu desempenho afetado, os competidores ou expandem suas margens ou a marca deixa de ter valor percebido pelos clientes. A liderança inteligente irá perceber que a empresa ficou obsoleta, e então é hora de repensar o negócio e planejar a estratégia de reposicionamento de marca.

Momento para ativar o reposicionamento

Reposicionar a marca não significa mudar o logotipo, a papelaria ou os aspectos visuais de comunicação, como agências se propõem. Afinal, marca bonita não traz resultados. Não é apenas arrumar a fachada como prática de mercado, pois seu alicerce e estrutura de sustentação vão continuar podres. É o mesmo que dar aspirina  para um paciente que está na UTI. Sabemos que ele poderá morrer se tratado dessa maneira. Reposicionamento é tirá-lo de lá e devolvê-lo à uma posição reativa.

O momento certo para ativar um programa de reposicionamento é quando o negócio percebe que estão esvaindo todas as alternativas que impulsionam seu crescimento e favorece sua saúde. A empresa precisa tomar uma decisão de alto impacto para sobreviver, e que certamente irá conflitar com o mercado. Faça diferente, ou morra!

O ponto chave para reposicionar uma marca, em nossa visão, é se distanciar o máximo de um conceito, serviço ou produto que já existe. É a lógica da “Estratégia do Oceano Azul”, por exemplo. Para a estratégia funcionar, os esforços para o reposicionamento devem ser focados não sobre o serviço ou produto que seu negócio oferece, mas sobre a oferta de seu competidor, e precisa fazer seu cliente mudar de ideia.

Planejamento com visão 360°

Se o seu negócio está com baixo desempenho e você, então, resolve ativar um programa de reposicionamento de marca em empresa, tenha cautela! Uma manobra como essa deve ter um planejamento criterioso e robusto ou, do contrário, poderá ser um desastre. É vital que, antes de tudo, você comece com uma série de estudos sobre os ambientes, principalmente o externo. Lembre-se de que os hábitos de consumo também mudam ao longo do caminho, devido ao efeito do dinamismo nos negócios. E é bem provável que a resposta para o reposicionamento esteja nessa mudança, e tudo que sua empresa precisa fazer é se adaptar aos novos comportamentos.

Por isso é fundamental ter em mãos um planejamento para sustentar as decisões estratégicas do novo modelo de negócio e a comunicação da marca. A participação de uma consultoria especializada poderá orientar a sua empresa a tomar melhores decisões e propor soluções que garantirão o sucesso dessa ativação do reposicionamento de marca.

Está com dificuldades e baixo em seus negócios? Escreva pra gente abaixo nos comentário ou envie-nos um e-mail. Assine nossa Newsletter e receba dicas e conteúdos relevantes sobre como melhorar o desempenho do seu negócio.

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?