5 motivos para você investir na sua marca

5 motivos para você investir na sua marca

O branding será o cânone para sua marca ser construída ou desenvolvida. Trata-se de um modelo contínuo de gerenciamento de marca, vital para auxiliar na sobrevivência do seu negócio em momentos de crise. Neste artigo, levantamos os principais motivos para sua empresa investir no branding da sua empresa e sair na frente dos seus competidores.

Branding: De dentro para fora

Bilhões são gastos anualmente em publicidade. Entretanto, a maioria das vezes uma parte essencial da construção de marca fica de fora e é negligenciada – a força de trabalho. É bastante óbvio que são os colaboradores, os responsáveis por influenciar a forma de pensar, sentir e interagir dos públicos externos com a marca.

Quem nunca falou mal da empresa onde trabalha? Se seu negócio apresenta falhas, o colaborador irá entregá-las aos seus concorrentes, inclusive influenciar a opinião do restante da equipe.

Pense na interação dos seus colaboradores com sua empresa em: um atendimento na loja, pelo call center, check-in no aeroporto ou na recepção.

Qual é a diferença entre aquele que executa a tarefa de forma básica, com aquele que entende o propósito da marca e faz o máximo para garantir ao cliente uma ótima experiência com sua empresa? Pense nisso!

Entenda os hábitos dos seus clientes

Após definir o propósito da marca como falamos no tópico anterior, precisamos posicioná-la no mercado. E quando chegamos nessa parte do branding é fundamental definir e entender com quem falamos e quais são os hábitos.

Para resolver essa questão só existe uma maneira, conforme definido por Tony Hsieh da Zappos, durante a National Retail Federation 2016:

“Faça pesquisa com seu cliente, você vai identificar como vender mais pra ele mesmo”.

Dessa forma, torna mais assertivo o entendimento de como grupos de consumidores se comportam e o que os motiva a escolher uma marca em detrimento da outra.

Entender os hábitos com quem vamos conversar é atentar-se para um cenário onde tudo é interativo, inclusive a televisão. O consumidor está onipresente, ou seja, ele está conectado em tempo integral. Compreender seus hábitos delimita o ponto estratégico na condução do posicionamento de marca.

Integre as experiências de compra

O leitor talvez não tenha ouvido falar em Omni-Channel. Essa expressão é uma tendência de integrar os canais de vendas on e offline, com o objetivo de gerar uma experiência de forma confluente ao consumidor.

Após compreender os hábitos do cliente, é preciso identificar a jornada de compra:

1. Reconhecimento da necessidade;
2. Busca de informações;
3. Avaliação de alternativas pré-compra;
4. Compra;
5. Consumo;
6. Avaliação pós-consumo;
7. Descarte.

O Omni-Channel visa identificar o início ou conclusão do relacionamento entre marcas e pessoas. Ou seja, o comprador pode iniciar uma pesquisa na loja física e efetuar a compra pela internet, ou ele pode comprar pelo site e retirar na loja física – click-collect.

Algumas marcas trabalham com essa tendência de integração de canais, como a Apple e a Samsumg. Ambas tem Lojas Conceito que visam proporcionar uma experiência. Nelas, os clientes podem manusear e experimentar o produto, embora a maior parte das vendas seja feita em operadoras e lojas online.

A confluência desse novo ambiente deve ser compreendida no cenário em que as lojas físicas abrem lojas virtuais e lojas virtuais precisam criar lojas físicas.

O desafio de unir os canais é fundamental para que o posicionamento de marca funcione. O foco é permitir que o consumidor tenha uma única percepção sobre a marca, independente do canal que ele opte chegar até ela.

Procurar um especialista ou um parceiro de crescimento no mercado, poderá proporcionar uma orientação para a implementação desses práticas listadas acima. Se seu negócio visa crescimento e experiências incríveis, que tal investir na sua marca?

Está cada vez mais claro que o branding inicia de dentro para fora da empresa. Negócios que querem ter alta performance de crescimento e desempenho, devem compreender que a marca é mais que um logotipo bonito ou uma campanha publicitária.

A marca deve ser compreendida como um propósito ou liga da empresa com seus públicos: interno e externo.

Quer conferir mais conteúdos como este, nos acompanhe em nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter. Aproveite e me adicione no LinkedIn. Vamos conversa!

foto-gean-ass-blog
Por Gean Roriz,
Seu Parceiro de Crescimento
+ Add LinkedIn

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?