O que é uma persona e como criá-la em 5 passos

O que é uma persona e como criá-la em 5 passos

O processo de construção de uma identidade forte e valiosa começa por um processo absolutamente essencial: saber o que é uma persona. Com esse conhecimento, pode-se pautar as estratégias necessárias para construir sua marca.

É difícil se destacar em um mercado competitivo e, por isso, uma marca não pode ignorar nenhuma ferramenta se quer ter o máximo de sucesso possível e não quer dar bola para o azar. Ter um conjunto de personas bem estruturadas como base para sua estratégia de marketing é o tipo de instrumento que dará esse tipo de vantagem. Saiba mais sobre o assunto!

O que é uma persona e qual a sua importância?

Podemos definir o termo persona como um perfil semi-fictício produzido para representar o cliente ideal de uma empresa (ou produto/serviço) durante o planejamento de uma estratégia de marketing.

Como a persona (ou buyer persona) costuma ser tratada como o “alvo” da estratégia de Branding ou de marketing, ela é muito confundida com outro conceito parecido: o público-alvo.

A diferença entre público-alvo e persona pode parecer sutil, mas é significativa. O público-alvo é um grupo sem rosto composto por pessoas que dividem características demográficas. Uma empresa de cerveja, por exemplo, pode ter como público-alvo homens entre 20 e 49 anos. Já a persona pode ser entendida como a segmentação do público-alvo. Em vez de enxergar o consumidor como um grupo amplo, a persona vai mais fundo e analisa o indivíduo que melhor atende às características de comprador de um produto.

Para montar uma persona, precisamos de dados como:

Gênero
Idade
Localização
Profissão
Hábitos
Meio de informação preferido
Objetivos
Desafios
Rotina
Nível de escolaridade

Como criar uma persona para minha estratégia?

Agora que você já sabe o que é uma persona, é hora de aprender como montar uma em apenas 5 passos. Confira:

1. Reúna informações sobre clientes

O primeiro passo para formar a sua persona é reunir todas as informações possíveis sobre seus clientes já existentes. Afinal, para entender o seu perfil ideal, você precisa entender quem já está comprando de você.

2. Liste os problemas que seu produto soluciona

Além de conhecer os seus clientes atuais, você precisará saber que tipo de produto tem em mãos (e que tipo de pessoas esse produto pode atrair). Para isso, basta utilizar a seguinte lógica: um produto serve para saciar uma necessidade. Portanto, liste todos os problemas que o seu produto soluciona.

3. Liste os sintomas causados por esses problemas

Normalmente, problemas resolvidos com produtos costumam gerar sintomas. Um colchão ruim, por exemplo, pode ser percebido por dores nas costas ou um cansaço exagerado durante o dia. Depois de listar quais questões o seu produto soluciona, anote quais os sintomas que cada uma delas costuma manifestar.

4. Analise os dados coletados e compare com sintomas / problemas

Com os dados coletados sobre seus clientes e também com a lista de sintomas e problemas que seu produto soluciona, o próximo passo é procurar por padrões e correlações entre essas informações. Algumas coisas serão óbvias, mas outras serão mais sutis. Por exemplo, uma empresa de colchão pode perceber que tem clientes que vão desde os 25 até os 60 anos, mas divididos em grupos com diferentes objetivos (os mais jovens querem seu primeiro colchão, os adultos querem trocar de colchão por um melhor e os mais velhos podem precisar de colchões ortopédicos).

5. Forme sua persona com base nos insights obtidos

Com uma série de insights valiosos em mãos, obtidos por meio do cruzamento dos dados dos seus clientes atuais com as funções dos seus produtos, é hora de formalizar as suas personas e colocá-las no papel. Escreva quem é cada uma, quais são os seus problemas e como seus produtos podem resolver a questão. Adicione informações complementares que você puder obter!


Guia Completo: Como trabalhar Inbound Marketing e Branding juntos


Agora que você já sabe o que é uma persona e também como formar uma, está na hora de colocar esse conhecimento em prática e implementar as estratégias que vão manter sua marca relevante e seus clientes fidelizados.

O que você achou do nosso artigo? Conte pra gente nos comentários abaixo e compartilhe.

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?