Conheça o teste A/B e veja os benefícios de usá-lo
Se você tem uma campanha de marketing digital funcionando a pleno vapor e ainda não ouviu falar em teste A/B, cuidado! Todo o seu esforço pode, mais cedo ou mais tarde, acabar saindo dos trilhos — e do seu orçamento inicial!
É que, por meio dessa avaliação, é possível analisar — com estatísticas reais — o que funciona melhor e o que não dá certo em uma campanha, otimizando os resultados e, principalmente, evitando o desperdício de verbas e tempo.
Neste post, explicaremos o que são testes A/B e a importância que eles têm em uma estratégia de marketing digital. Confira a seguir.
O que são testes A/B?
O teste A/B é uma ferramenta que compara variáveis de marketing digital, a fim de que sejam obtidas informações sobre qual item tende a favorecer conversões.
É diferente daqueles testes que lançam mão de multivariáveis, uma vez que identifica, com precisão, qual dos itens ocasionou mudanças — seja uma chamada de newsletter, um botão Call To Action, o conteúdo de uma landing page, etc.
Como se faz um teste A/B?
O teste A/B é um recurso bastante descomplicado, logo, é injustificável dar início a qualquer planejamento sem tê-lo em vista.
A princípio, basta que você publique duas versões de um site, blog, landing page, entre outras opções, e determine um intervalo de, no mínimo, 15 a 30 dias para que cada versão aporte um número razoável de visitas. Depois, é só analisar como o usuário se comporta nas suas páginas por meio de programas essenciais, como o Google Analytics e o Crazy Egg — que transforma o mouse do usuário em ondas de calor.
Qual é o benefício do teste A/B?
A possibilidade de se medir tudo que é realizado dentro de uma campanha é hoje uma das principais vantagens do marketing digital em comparação ao marketing tradicional — já que isso viabiliza a melhor administração dos investimentos.
Sendo assim, a aplicação do teste A/B pode ser o grande diferencial da estratégia de marketing digital, alcançando resultados mais satisfatórios — fundamentados em uma base sólida de dados numéricos e percentuais.
O teste A/B realmente funciona?
Sim. O teste A/B realmente funciona, pois remove os estrategistas da armadilha da subjetividade e das pressuposições, deixando-os mais focados em bases de dados.
Estatísticas — como a taxa de cliques em um CTA — podem respaldar a decisão de alterar o design do botão ou mesmo trocá-lo de lugar.
Na web, o conteúdo é rei, como dizem. E os testes A/B também são usados para avaliar o grau de atratividade de qualquer tipo de produção: bullets de uma landing page, número de palavras, linguagem utilizada, extensão do título, linhas de assunto em campanhas de e-mail marketing, etc.
Mas, calma! Depois de aferir qual dos elementos obteve a melhor performance, você deve continuar a otimização da sua campanha — sempre com o intuito de superar a concorrência em termos de conversão.
Então, ainda tem dúvidas sobre o teste A/B? Gostaria de acrescentar alguma informação? Deixe o seu comentário aqui em baixo.