Branding: posicionamento, marca e empresa

Branding: posicionamento, marca e empresa

Caro leitor! Começo esse artigo de uma maneira bem diferente, com algumas perguntas chaves que merecem sua total reflexão.

O que faz a sua empresa ser diferente das demais?
Que percepções as pessoas em geral possuem sobre sua marca?
Elas assimilam a sua mensagem, sua comunicação com clareza?
Sua empresa tem um propósito de existência?
Seus produtos ou serviços e seu atendimento oferecido está de acordo com o que sua empresa promete?

São perguntas importantes de serem respondidas, pois tratam diretamente do posicionamento da sua marca.

Ao longo deste artigo falaremos mais sobre esse tema, trazendo sua definição, importância para a empresa se estabelecer no mercado e mostrando como construir um posicionamento. Ficou interessado? Siga-me os bons!

O que é posicionamento de marca?

Esse é um processo relacionado à gestão de marcas ou branding, que visa posicionar uma marca de forma inteligente no mercado.

Posicionamento é a forma como a sua marca é entendida ou percebida pelas diversas pessoas que se relacionam com sua empresa, como: os consumidores, os colaboradores, os competidores, os parceiros e o mercado como um todo.

Também pode ser compreendido como um conjunto de atributos reais de diferenciação.

O posicionamento é um compromisso que a sua empresa assume para a sociedade. Compromisso no sentido de entregar, mostrar e provar tudo aquilo que é prometido e comunicado. É seu propósito! Quer ver um exemplo?

Lembram do desastre de Mariana/MG? Na época, não faria sentido algum a Samarco prometer “Fazer o que deve ser feito” e não cumprir com suas responsabilidades socioambientais, omitindo informações e não estabelecendo diálogo com a sociedade, concorda? Foi o que vimos, as pessoas tiveram a sensação que a empresa estava completamente fora de controle.

Atualmente, temos o caso da Friboi, que nem preciso entrar em detalhes.


Guia Prático: O papel do Branding no desenvolvimento da sua empresa


Por que o posicionamento é importante?

Externamente, a sua marca passa a ter uma posição de destaque no seu segmento. Isso se traduz no aumento do market share, mais espaço nas gôndolas, maior exposição mercadológica, maior lembrança na mente dos consumidores e consequentemente aumento nas vendas e maiores taxas de recompra.

Tudo isso porque sua marca possui aderência e assume uma personalidade única a qual é reconhecida por todos os públicos.

Internamente, a empresa ganha em consistência em seus processos, atração de novos talentos e engajamento por parte dos colaboradores em fazer parte do time.

Me lembro bem, que certa vez fizemos um projeto de endobranding (branding interno) para a Alta Engenharia em 2014. Na época, a Alta quis avaliar se o negócio possuía um propósito que unisse toda a empresa ao longo dos 9 anos de mercado.

Desenvolvemos um projeto para definir a identidade corporativa e fizemos um trabalho de alinhamento da mesma com toda a equipe, unindo as pessoas sob um só propósito (Desenvolver pessoas), compartilhado por todos e tendo como principal objetivo, o engajamento. Com a mudança interna, a marca precisou ser ajustada. Humanizamos a marca, dando a ela mais fluidez, de forma bastante sutil, mas que transmitissem os valores internos e o propósito reconhecido pela empresa. 

Após um ano do projeto ser executado, foi notado a melhoria nas atitudes internas por criar condições para as pessoas se desenvolvessem como profissionais e como seres humanos, resultando no aumento de 20% da produtividade.

Endobranding: Alta Engenharia

Você já parou para pensar porque os produtos da Nike, mesmo sendo mais caros, são os mais vendidos? Talvez o fato da marca se associar aos maiores atletas do mundo reflita um posicionamento que é aderido e valorizado mundo afora.

O posicionamento de marca funciona como uma referência para todas as ações executadas pela empresa. A maneira como seu negócio produz seu produto ou executa seu serviço, a forma como se comunica, as políticas de vendas e outras atividades. A ideia é que jamais seja algo imposto, mas sim “comprado” pelas pessoas. Um bom exemplo de empresa que tem seu posicionamento como referência é a Chilli Beans.

Quais as melhores práticas para definir um posicionamento?

Tecnicamente, o primeiro passo é analisar os ambientes de negócio no qual sua empresa está inserida, que envolve mapear os competidores, os hábitos dos consumidores, os motivos que levam as pessoas a comprar determinado produto ou serviço e as dores e expectativas dos clientes em relação ao segmento. Depois é feita uma avaliação interna, considerando a cultura da empresa.

A partir daí começam a ser mapeados atributos de diferenciação que estarão presentes na forma como a empresa irá realizar suas atividades, na identidade visual e principalmente nas ações de branding e marketing.

Junto com esse processo são definidos os objetivos – esses devem estar alinhados com as necessidades de crescimento do negócio e comportamento dos consumidores.

A construção de um bom posicionamento de marca faz a sua empresa ser admirada e escolhida porque seus produtos ou serviços desempenham um papel importante na vida das pessoas.

Você está satisfeito com o posicionamento da sua empresa? Quais são os maiores desafios encontrados para se destacar no mercado? Conte pra gente através das nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter ou pelo meu LinkedIn. Terei um maior prazer em te ajudar.

foto-gean-ass-blog
Por Gean Roriz,
Seu Parceiro de Crescimento
+ Add LinkedIn

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?