Como diferenciar sua marca do mainstream?

Como diferenciar sua marca do mainstream?

Diferenciar sua marca em um mercado mainstream ou competitivo não é uma tarefa fácil. Mas é possível!

Para que isso aconteça, é vital você estar atualizado em relação às novas tecnologias que surgem a cada dia.

Ferramentas digitais que de início eram vistas como forma de entretenimento, como as redes sociais, tornaram-se grandes aliadas na estratégia de vendas e posicionamento de marca pelas empresas.

Não é à toa que o marketing digital tem crescido tanto nos últimos anos. Quer entender melhor sobre como ele pode te ajudar a diferenciar sua marca? Então continue lendo:

Qual é a situação da sua empresa em um mercado competitivo?

Se antes das lojas virtuais você já achava o mercado competitivo, saiba que agora ele se tornou ainda mais.

Muitas pessoas estão deixando de lado a prática de ir até uma loja física pelo conforto e praticidade de adquirirem aquilo que precisam sem sair de casa e, a maior parte das vezes, pelo smartphone.

Como diferenciar sua marca em um mercado tradicional e competitivo?

Mesmo que a compra em si não seja feita por internet, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope Media, 92% dos usuários utilizam o buscador do Google para realizarem pesquisas sobre produtos, serviços e marcas antes de comprar.

Assim, sua empresa é alvo do que as pessoas dizem sobre ela na internet, nas redes sociais ou em sites como o Reclame Aqui. Ainda não está convencido? Veja esses indicadores da Dell Computadores como exemplo.

Como diferenciar sua marca do mainstream?

Como diferenciar sua marca?

Diante dessa realidade é preciso diferenciar sua marca com ideias inovadoras e estratégicas. Confira algumas delas:

Marketing de conteúdo

Essa proposta visa atrair, criar um relacionamento e converter potenciais clientes por meio da produção de conteúdo.

Essa produção se baseia em muitos conceitos do marketing, como a jornada do cliente, a jornada de compras, o funil de vendas, entre outras.

A estratégia parte da elaboração de uma persona (uma representação semifictícia do seu cliente ideal) para produzir conteúdo relevante e informativo para seu público. O conteúdo irá atraí-lo e conduzi-lo pela jornada do cliente (os estágios de decisão pelos quais as pessoas passam antes de uma compra), até que ele seja encaminhado para a conversão — ou seja, a venda de fato.

A grande aposta dessa prática é que você consegue conquistar o seu cliente pelo valor oferecido pela sua marca.

Há clientes que se sentem tão atraídos e acolhidos pelo relacionamento que construíram com a empresa que não se importam de pagar um pouco mais, pois querem exatamente aquilo que você está oferecendo e, principalmente, confiam em você e na sua empresa.

Marketing de defensores:

Quando você cria um bom relacionamento com o seu público e proporciona experiências positivas e memoráveis, você conquista não apenas consumidores, mas sim defensores da sua marca. Ou seja, aqueles que irão recomendar e avaliar positivamente a sua empresa.

Um bom exemplo de defensores é o caso da Apple. Os clientes não compram um celular qualquer, eles compram o iPhone e fazem questão de exibir a maçã.

Os consumidores do Starbucks não tomam apenas café, eles frequentam todo aquele universo de experiências que a empresa criou para conectar pessoas.

Assim, esses defensores espalham o nome da marca e conquistam novos clientes.

Investimentos em Ads:

Também é possível realizar ações de marketing digital que tenham resultados mais instantâneos, aumentando as conversões o alcance da marca e potencializando as estratégias.

Há diversas opções, sendo as mais utilizadas o Google AdWords, em que o anúncio aparece no topo ou no final da página de busca; e as campanhas Ads em redes sociais, como Facebook, Instagram e do YouTube.

A grande vantagem dessas campanhas em relação aos anúncios convencionais (revista, TV, outdoor, jornal, entre outras) é que tudo pode ser facilmente mensurado e você pode avaliar exatamente qual foi o lucro sobre o investimento que fez.

Uma das métricas mais utilizadas no marketing digital é o ROI ou retorno sobre investimento. Para calculá-lo, você parte do seu lucro bruto na campanha e subtrai o investimento. O resultado dessa conta é dividido pelo valor do investimento.

Por exemplo, se você ganhou R$ 500 mil e investiu R$ 100 mil na campanha, seu ROI é 4, ou seja, seu retorno foi de 4 vezes o investimento na campanha.

Existem muitas opções para diferenciar sua marca em um mercado mainstream que você pode aplicar em sua empresa. Qual você gostaria de implementar? Converse com a gente!

Quer conferir mais conteúdos como este, entre para nossa nova comunidade no Facebook. Aproveite e me adicione no LinkedIn.

foto-gean-ass-blog
Por Gean Roriz,
Seu Parceiro de Crescimento
+ Add LinkedIn

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?