Branding: como fazer?

Branding: como fazer?

Olá, querido leitor!

Se você vem acompanhando a série [Branding], provavelmente deve estar esgotado de ter tanto contato com essa palavrinha — branding branding branding. Mas eu garanto que você aprendeu algo, principalmente a diferenciá-lo de tantas outras práticas relacionadas ao marketing. =)

Tem tanta coisa parecida, que até eu me confundo!

Ainda existe quem pense que o branding é design, uma campanha publicitária ou até mesmo a identidade visual de uma marca. Essa é a visão pobre do branding, meus queridos!

Lamentavelmente, empresas que veem dessa forma, estão perdendo uma oportunidade incrível de aperfeiçoar seus resultados e criar valor para elas mesmas.

Branding é muito mais do que design ou comunicação. Branding é a gestão contínua de uma marca. Todo o trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais engajada na mente e mais desejada no coração das pessoas. Envolve desde a cultura organizacional até as ações cotidianas de marketing da empresa.

Claro, não podemos esquecer que ele é responsável por tornar a marca um ativo importante para a empresa e um poderoso atrativo para investidores.

Já parou para refletir sobre o que faz uma marca ser mais desejada e aclamada nas redes sociais do que outra? Por que nós temos a sensação de que algumas delas são incríveis, sendo fabricam produtos ou entregam serviços tão bons quanto seus concorrentes?

Vem com a gente que vamos te ajudar a pensar melhor em como um bom trabalho de branding pode transformar a sua marca e melhorar o desempenho do seu negócio.

Afinal, o que é o Branding?

Para se destacar no mercado e conseguir alcançar os objetivos, toda empresa precisa de uma gestão correta. Certo?

Branding é muito mais do que design ou comunicação. Branding é a gestão contínua de uma marca. Todo o trabalho realizado com o objetivo de tornar a sua marca mais engajada na mente e mais desejada no coração das pessoas. Envolve desde a cultura organizacional até as ações cotidianas de marketing da empresa.

Ele é também utilizado pelas empresas que querem desenvolver um posicionamento de marca, de forma assertiva, diante do mercado.

As estratégias de branding envolvem desde o engajamento dos colaboradores, integração de canais, até a maneira como se irá executar o ‘empacotamento do posicionamento’ nas campanhas publicitárias.

Um projeto de construção de marca bem trabalhado, significa o fortalecimento do ‘core business’, e um conjunto de ações a médio e longo prazo, cujo resultado é sentido algum tempo depois. Afinal, uma marca forte e consolidada, não é construída da noite para o dia, não é mesmo!

Como usar os canais de vendas?

A marca não é somente o símbolo e campanhas que o consumidor vê TV. A marca é a própria empresa em si. Ou seja, o branding também precisa trabalhar os canais de vendas, o principal contato dos consumidores com o produto.

Os canais de vendas precisam estar ajustados ao posicionamento adotado. Se a empresa quer se associar a um conceito familiar, a equipe precisam transmitir essa mensagem nos canais de venda definidos.

Quando os canais são usados de forma adequada, respeitando as diretrizes da estratégia de marca, ela se torna referência para o cliente, porque oferece uma solução para seus problemas, e consequentemente agrega valor.

As pessoas não compram o que você vende, mas o porquê você vende

Você já deve ter ouvido falar sobre Simon Sinnek, correto? Imagino que sim!

Bom, nosso amigo Simon nos dá primeira dica sobre fazer a gestão de uma marca.

Nossas escolha por determinadas marcas se baseia na nossa identificação com os motivos dela e do sentimento que ela nos transfere dos objetivos dela em fazer o que ela faz. Assim as pessoas se identificam com determinadas marcas, determinados ideais ou determinados políticos.

Por exemplo, a Apple não vende um iPhone com diversas funcionalidade e um design bonito. A Apple te mostra que ela quer mudar no mundo na forma como as pessoas deveriam se comunicar e o que se pode fazer através de um dispositivo.

Se você se identifica com tais motivos, você cria uma conexão com a marca. Comprar produtos da Apple significa pensar como a Apple pensa. As pessoas fazem isso por elas mesmas? Em partes sim. Mas é tudo ciência.

Lembre-se, muitas vezes o seu argumento quer começar pelos benefícios de seu produto, mas você deve sempre começar pelo motivo.

A sua marca adquire personalidade, forma e posicionamento quando você transfere os seus motivos para seus materiais de comunicação, seus discursos e suas ações de marketing.

Isso fortalece, cria presença, cria relação e cria valor.

Por que estudar o mercado e a concorrência?

É preciso analisar o mercado em que sua empresa atua e estar sempre atento aos movimentos dele. Isso é importante na hora de aplicar as estratégias de marca.

No mundo atual, o mercado é quem dita as tendências. Por isso, analisar o todo o ecossistema em que o negócio está presente é imprescindível para ter parâmetros para posicionar sua marca.

Monitorar o que falam sobre sua empresa, transformar informação em inteligência, é saber identificar novas oportunidades de negócio ainda não explorados.

Por onde começar o branding?

Para começar, você deve identificar os principais defensores da sua marca. Elas são as primeiras pessoas que estão em frequente contato com sua marca, seus produtos e serviços: os seus colaboradores.

Você pode perceber se seus colaboradores reconhecem e engajam com sua marca por meio de alguns fatores abaixo:

Conhecimento: o quanto as pessoas entendem os valores da sua marca?
Proteção: o quanto sua marca está protegida de diversas maneiras?
Comprometimento: o quanto a empresa cumpre com o que promete?
Adaptação: o quanto a marca está alinhada ao mercado?

Em relação aos fatores de percepção das pessoas sobre sua marca, podemos listar os seguintes fatores para avaliação:

Autenticidade: sua marca tem atributos de valor claros?
Relevância: ela cumpre um papel na vida das pessoas?
Diferenciação: ela se destaca claramente da concorrência?
Presença: ela está presente em nos locais certos, nos momentos certos e nas situações certas?
Entendimento: as pessoas compreendem o que sua marca se propõe a fazer?
Consistência: sua marca atende as expectativas?

Que tal começar agora a aplicar o branding em sua marca, aperfeiçoar seus resultados e criar valor para sua empresa?

Se precisar, é só chamar! Siga-no através das nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter ou me adicione no meu LinkedIn.

foto-gean-ass-blog
Por Gean Roriz,
Seu Parceiro de Crescimento
+ Add LinkedIn

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?