4 ações de marketing de alto impacto

4 ações de marketing de alto impacto

Dentro do mundo empresarial, o principal objetivo de qualquer empresa é ter um crescimento constante. Os anos de 2015 e 2016 foram extremamente desafiadores para os departamentos de marketing, que viram impactado pela crise econômica e tiveram que buscar criatividade e inovação para sobreviver no mercado.

E você sabe o que as empresas descobriram? Elas perceberam que atualmente o consumidor tem adquirido uma nova postura na hora de escolher o lugar e como comprar. Por isso, elas devem estar antenadas em oferecer o que há de melhor em seus produtos de forma eficiente.

Alias, alguns dos diferenciais oferecidos pelas marcas englobam desde ações voltadas para o consumidor, passam pelo valor agregado, marketing de guerrilha e ações de lançamento de novos produtos.

E uma das formas de alcançar tais objetivos é desenvolvendo um branding com ações de marketing bem estruturadas.

Leia este artigo até o final e conheça algumas ações de marketing que tiveram impacto.

Valor Agregado

Em resumo, o valor agregado está relacionado à percepção que seu cliente tem sobre o diferencial do produto, do serviço ou da solução ofertada, ou seja uma proposta de valor. Para o consumidor, a percepção é a verdade!

O valor percebido ocorre no ato da compra e o consumidor considera o ‘benefício x preço em comparação’ com um bem disponível na concorrência. Por isso é papel do branding construir a marca, identificar ou criar valor para a mesma. A maior vantagem que isso traz para a sua empresa está relacionada aos ganhos monetários.

Hotel Urbano
Pense em comprar um roteiro de férias sem saber o destino e a quantidade de dias. O Hotel Urbano promoveu uma ação que disponibilizava 300 pacotes para 25 destinos nacionais e internacionais para seus clientes com preço único de R$ 499,00. O cliente entrava na plataforma e buscava a “Oferta Secreta” e o destino surpresa só seria revelado horas depois após a confirmação do pagamento. Entre os destinos estavam Armação dos Búzios, Gramado, Orlando, Natal, Florianópolis e Santiago do Chile.

Com uma marca bem construída, seu produto terá um valor agregado, permitindo que ele seja cobrado de 10 a 30% a mais do que a concorrência; , expansão nas vendas, o que gera um aumento de receita considerável para a empresa e; maior solidez, não a obrigando a ter preços baixos para ganhar no volume.

Além disso, com uma marca bem trabalhada, é possível criar barreiras na concorrência, impedindo que os competidores ganhe mais espaço de mercado.

Porta-vozes da marca

Uma das principais vantagens competitivas que uma empresa pode ter são os seus clientes. Clientes que amam e se identificam com o produto são leais e se torna porta-vozes da sua marca, o que limita a concorrência.

Para chegar nesse nível de relacionamento profundo com o cliente só é possível com um desenvolvimento do branding.

Outra vantagem deste tipo de cliente é que ele também se torna um poderoso canal de venda, pois ele irá vender a sua marca para pelo menos 10 pessoas, “propaganda boca-a-boca”. Esse consumidor acaba por ser um patrimônio da empresa.

Outback
Quando a empresa completou 18 anos no Brasil, criou diversas ações para atrair os consumidores, aliados a interações nas redes sociais. Mesmo no período de crise em que o brasileiro reduziu a alimentação fora de casa, o Outback manteve taxa de crescimento de 20%. Uma das ações responsáveis por essa taxa foi a oferta da icônica faca que é usada no serviço. Para levar a peça para casa, os clientes tiveram que pedir um combo: salada El Ranchito com o Steak Ribeye e mais um acompanhamento. A ação foi tão bem sucedida, que meses depois a empresa repetiu com as tradicionais canecas de chope.

Marketing de guerrilha

Guerrilha é um termo que se refere à estratégia em que os combatentes contam com ataques-surpresa aos inimigos, investimento baixo em material bélico e profundo conhecimento do campo de batalha. A expressão foi reaproveitada para ‘ação de marketing de guerrilha’, na qual ocorre sem investimentos altos, curta duração de tempo, mas suficiente para chamar a atenção de um grande número de pessoas, surpreender o público e gerar conteúdo espontâneo nas mídias sociais para a marca.

Post-it
A post-it tinha uma boa circulação em escritórios e empresas, mas recebia pouca atenção de estudantes. A marca buscava estabelecer uma conexão com as necessidades desse público.  Na porta de uma das principais universidades do Peru, a marca instalou uma intervenção feita de gelo, com a seguinte frase esculpida: “Devolver o livro de inglês”. Com o decorrer do calor do dia, o gelo foi derretendo, desmanchando a mensagem e associando a ideia de que assim como o gelo, a memória, também era frágil, e não se podia confiar muito nela.

Lançamento de novos produtos no mercado

Marcas fortes são como se fossem um porto seguro para o consumidor. Por esta razão, quando uma empresa que possui esta característica lança um novo produto, as chances de ter uma boa aceitação pelo consumidor são bem maiores. Ou seja, as perspectivas de obter sucesso com essa expansão podem dobrar.

Skol Beats
A versão Spirit de Skol Beats chegou ao varejo causando euforia entre os consumidores. A Skol Beats Spirit tem teor alcóolico de 7,9% e chega para somar ao portfólio com as versões Senses e Extreme. A novidade dessa versão é que o produto pode ser consumido com gelo. Está disponível em garrafa e lata, desenvolvidas na mesma cor do líquido. O foco do produto são as baladas, por essa razão os rótulos brilham na luz negra.

Essas são só algumas das ações de marketing e vantagens de construir marcas desenvolvendo o branding.

Se você pretende investir na sua marca, tenha em mente que todo esse processo é construído passo-a-passo e demanda tempo e recursos para alcançar um nível de maturidade favorável.

Você investe ou quer investir em ações de marketing? Entre em contato com gente através das nossas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter ou pelo meu LinkedIn. Terei um maior prazer em ouví-lo.

foto-gean-ass-blog
Por Gean Roriz,
Seu Parceiro de Crescimento
+ Add LinkedIn

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?