Funil de Vendas: conheça a técnica e potencialize o seu faturamento

Funil de Vendas: conheça a técnica e potencialize o seu faturamento

Ao desenvolver uma estratégia de marketing digital é sempre importante estar em constante atualização para manter técnicas que potencializem o faturamento da empresa, otimizando os investimentos realizados na área. O funil de vendas é uma dessas soluções que permite otimizar recursos e melhorar a experiência de vendas!

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas consiste numa técnica que visa dar suporte à jornada de compra realizada pelo lead desde o momento em que ele visita o site até a hora do fechamento do negócio.

A solução envolve etapas e gatilhos que permitem levar o potencial cliente adiante na jornada de compra e, por meio de informações e conteúdos, mostrar a relevância e benefícios do negócio.

Conhecendo corretamente as etapas do funil de vendas e adequando a fase de responsabilidade da equipe de marketing e a da equipe de vendas é possível otimizar o processo de vendas e melhorar os resultados obtidos.

Quais as etapas do funil de vendas?

As etapas do funil de vendas consistem nos quatro momentos distintos nos quais os leads podem ser identificados na jornada de compra.

As diferenças entre as fases exige conteúdo próprio para cada uma delas e também definir quais os gatilhos que permitem identificar quando ocorre a troca entre os momentos de compra. Conheça as quatro fases que compõem o funil de vendas:

1. Aprendizado e descoberta

No início da jornada de compra, a fase de aprendizado e descoberta é caracterizada por um usuário que ainda não definiu o problema ou oportunidade que possui e a função de um conteúdo neste momento é justamente despertar esse interesse.

Os conteúdos desenvolvidos para essa etapa devem ser mais genéricos, pois o usuário ainda está coletando as primeiras informações. Entretanto, devem respeitar as diretrizes da identidade da marca em relação à linguagem e estética.

2. Reconhecimento do problema

A etapa de reconhecimento do problema consiste na fase na qual o usuário identificou qual o problema ou oportunidade que possui e passa a realizar pesquisas mais específicas sobre o que considerou mais relevante para ele até este momento da jornada de compra.

3. Consideração da solução

Após identificar o problema, o lead passa a considerar quais as possíveis soluções que possui e a tentar identificar qual é mais interessante para o problema identificado e entre as informações acessadas.

Os conteúdos nessa fase devem ser mais aprofundados e tratar sobre temas mais específicos. Além disso, é importante adotar um senso de urgência nos conteúdos, para que além de identificar o problema, o lead se emprenhe em resolvê-lo.

4. Decisão de compra

Neste momento, o lead passa a fazer uma avaliação comercial sobre as soluções disponíveis, o que exige que o conteúdo tenha um enfoque mais comercial e focado nas vantagens da solução.

Nessa fase o lead deve ser transferido da equipe de marketing para a equipe de vendas, com o objetivo de usar as informações coletadas para realizar uma abordagem comercial eficiente.

Por que investir no funil de vendas?

Atualmente, os consumidores não estão mais propensos a realizar compras sem pesquisas variadas sobre a solução. Quanto maior o valor do produto ou serviço, maior o tempo que pode ser necessário para um usuário “atravessar” a jornada de compra e chegar no fechamento.

Os clientes estão mais interessados em conteúdos que sustentem a necessidade daquela compra, quais os benefícios, vantagens, diferenciais etc.

O principal meio de conduzir essa busca pelas informações é a internet, o que exige que as empresas se dediquem a alcançar novos diferenciais de mercado e uma presença online mais sólida para atingir os resultados desejados.

O funil de vendas atua em compasso com essas novas tendências de comportamento do cliente, permitindo que a empresa otimize recursos e diminua o tempo de fechamento das vendas, melhorando o relacionamento com o cliente.

No marketing digital é fundamental manter-se sempre atualizado! Curta a People&Brands @pplbrands no Facebook, Twitter e LinkedIn e tenha acesso as principais tendências do mercado!

Compartilhar:
Email to someoneShare on FacebookShare on LinkedInTweet about this on Twitter

Comentários

# Let’s Connect

What can we do for your business?

NAME

E-MAIL

COMPANY

JOB TITLE

CITY

SUBJECT

HOW CAN WE HELP YOU?